Aplicativo capaz de reconhecer a música que está tocando !


Shazam

O Shazam é um dos aplicativos mais conhecidos do gênero, e traz consigo alguns recursos extras. Além de escutar músicas é possível identificar artistas fotografando capas de álbuns ou cartazes com anúncios. O aplicativo disponibiliza uma ranking com as musicas mais identificadas em todo o mundo, além de oferecer integração com o Facebook, Rdio e Deezer.
Pontos positivos: Identifica músicas facilmente, além de disponibilizar letra, discografia e análise do álbum. O reconhecimento é realizado em até 4 segundos pelo Wi-Fi e 8 segundos utilizando o 3G.
Pontos negativos: A interface do aplicativo não é muito intuitiva, e exibe muitas informações desnecessárias.

TrackID

O TrackID é disponibilizado pela Sony e também pode ser encontrado em diversos dispositivos da linha Xperia. O aplicativo possui três funções básicas: identificar músicas, ranking mundial de faixas e histórico de canções identificadas pelo usuário. O TrackID oferece integração com o Facebook e Spotify, além de permitir a compra de algumas canções através da loja 7digital.
Pontos positivos: O TrackID exibe a capa do álbum ou a foto do artista identificado, além de possuir uma interface simples e intuitiva.
Pontos negativos: O reconhecimento da música se mostrou um pouco lento, aproximadamente 7 segundos no Wi-fi e 9 utilizando o 3G.

SoundHound

O SoundHound oferece as mesmas opções dos aplicativos mencionados acima, entretanto, algumas funcionalidades merecem ser destacadas. A música identificada acompanha foto do artista, opções de compartilhamento em redes sociais e compra da faixa através do Google Play Music. O SoundHound permite integração com o Facebook e Rdio.
Pontos positivos: Além das informações básicas sobre a canção, o aplicativo sugere alguns vídeos que podem ser assistidos diretamente no SoundHound. O reconhecimento de músicas se mostrou muito eficiente, capaz de identificar em até 3 segundos no Wi-Fi e 5 segundos através do 3G.
Pontos Negativos: Interface pesada e com muita propaganda na versão gratuita.

MusicXmatch

O MusicXmatch é um aplicativo que sincroniza letras de músicas, mas também oferece o reconhecimento delas. A opção MusicID está escondida entre as opções do aplicativo, e funciona razoavelmente bem quando utilizada. As músicas identificadas ficam armazenadas no histórico acompanhadas apenas das letras. Não é permitido integração com serviços para streaming de músicas, apenas com o Google+ e Facebook.
Pontos positivos: Interface personalizável e compatibilidade com Android TV. As letras são exibidas junto com as informações dos artistas e nome da faixa.
Pontos negativos: Reconhecimento de músicas demorado e falho. Após algumas tentativas de identificação, o aplicativo retornou com as informações em 13 segundos no 3G e 10 segundos através do Wi-Fi.
Conclusão: qual é o melhor aplicativo de reconhecimento de música?
Os principais momentos em que precisamos descobrir o nome de alguma canção geralmente acontecem quando estamos caminhando na rua, assistindo TV ou durante a balada. Levando essas situações em consideração, o melhor serviço é aquele que apresenta funções práticas e funcione bem no 3G/4G, visto que dificilmente você se interessará em assistir vídeos ou ler letras de músicas no meio da rua. Neste comparativo eu elejo o TrackID como o melhor aplicativo para reconhecer a música que está tocando. O serviço da Sony é leve e apresenta as funções mais necessárias de maneira simples e intuitiva. 

Nenhum comentário