Memória insuficiente no Android: Resolvendo o Problema !

Memória de sistema insuficiente (RAM)

Muitos dispositivos Android antigos têm 1 GB de RAM ou mesmo 512 MB. Quando um aplicativo pesado é executado - ou mais de um app ao mesmo tempo - a RAM pode começar a falhar por se exigir demais dela. A primeira dica para otimizar a RAM é não utilizar os chamados app killers, pois eles são apenas um placebo: terminando abruptamente o processo em curso, você verá uma grande quantidade de RAM liberada (o que ocorre realmente), mas os processos interrompidos tendem a recomeçar pouco depois, levando-nos ao problema original (ou pior).
opcoes desenvolvedor memoria ram processos


O melhor a fazer é conferir quanto de RAM os seus aplicativos utilizam e simplesmente apagar aqueles que você não usa ou usa pouco. Existem diversos aplicativos na Play Store para monitorar em tempo real os recursos usados e quais apps demandam mais recursos. O Android é dotado de uma função nativa de monitoramento da RAM, a qual pode ser ativada nas opções de desenvolvedor, onde se pode ver o tempo de execução e de uso da RAM por parte dos seus aplicativos mais usados. Para acessar as Opções de desenvolvedor, basta ir às Configurações > Sobre o dispositivo e clicar 7 vezes no Número da versão. Além disso, é possível utilizar vários gerenciadores de tarefas inicialização como o Advanced Task Manager, para limitar aplicativos e processos que podem executados quando o aparelho for ligado.

Memória interna insuficiente

Esse problema todos conhecem e provavelmente já tiveram também em computadores, laptops, câmeras digitais, etc. Jogos pesados, muitos arquivos de música e vídeo podem encher a memória do seu celular bem rápido. De acordo com a versão do Android que tiver e do produtor do seu dispositivo, é importante entender como são gerenciadas as partições da memória, para não ser pego de surpresa com aquela desagradável mensagem de memória insuficiente. Praticamente todos os smartphones anunciam um número absoluto (16 GB, 32 GB, etc.) mas disponibilizam bem menos do que isso para os usuários.

Como aumentar a memória do seu Android
Por fim, também devemos mencionar o óbvio: indo a Configurações > Armazenamento > Aplicativos, você poderá ver o espaço utilizado pelos aplicativos. A lista de apps está ordenada por tamanho. Este é um método muito simples para escolher qual app apagar. E fazer regularmente uma restauração de fábrica, depois de realizar um backup dos dados importantes e dos aplicativos, é outra maneira muito eficiente de manter o sistema sempre fluido.

4 comentários: