Android Oreo 8.1 vai reduzir tamanho dos apps inativos para economizar memória

Imagem relacionada

Após testar por algumas semanas o Moto X4 e perceber que em menos de um mês eu seria capaz de preencher a memória interna do aparelho com os poucos apps que eu instalo porque a plataforma com as funções que a Motorola adiciona estava ocupando metade dos 32 GB de fábrica, voltei a pensar no problema da falta de espaço. A quantidade de memória interna nos smartphones melhorou, especialmente nos topo de linha, mas nos aparelho de entrada e intermediários continua sendo uma questão. O lado bom é que a Google começou a tentar resolver isso.
como você já sabe, a versão para desenvolvedores do Android Oreo 8.1 já está circulando por aí e por isso alguns recursos começam a aparecer, como este de reduzir o tamanho dos apps para economizar memória interna. Quem primeiro divulgou a novidade foi o site XDA Developers. Um tópico no Android Open Source Project fala de um recurso de economia de espaço que é acionado automaticamente quando o dispositivo está com pouco espaço.
Depois de um período de tempo especificado pelo Android, os aplicativos que não tenham sido utilizadas naquele período são marcadas como inativos pelo Android e rebaixados. O Android considera ativos apps que foram abertos recentemente em primeiro plano, ou que estão rodando no fundo ao mesmo tempo, sendo usado por outros apps.
É uma solução elegante, mas não é decisiva, afinal, aplicativos ativos ocupam a mesma quantidade de espaço de instalação. Além disso, as fabricantes terão que habilitar esse recurso manualmente, o que pode ser um entrave.

Nenhum comentário