iPhone 8 Plus vs. Galaxy Note 8: o previsível e o empolgante

Resultado de imagem para iphone 8 plus x galaxy note 8

Apple e Samsung são rivais de mercado e especialistas em desenvolver smartphones que conquistam a mente e o coração de muitas pessoas. Ambas as marcas tem seguidores fiéis, mas sempre existem aqueles que precisam ser convencidos ano a ano sobre qual produto é o melhor para o seu uso, entre iPhones e Galaxys. Hoje, nós iremos comparar dois topos de linha de cada fabricante, o Note 8 e o iPhone 8 Plus.

Design e acabamento

Apple e Samsung vivem trocando farpas quando o assunto é o projeto de seus smartphones. Inicialmente, a Samsung era apontada como a grande responsável por esse jogo de pega-pega, ou copia e cola, como preferir. Os anos se passaram e hoje é difícil acreditar que a marca sul-coreana ainda tenha a Apple como inspiração para a criação de seus produtos.

O iPhone 8 Plus é um modelo no estilo clássico, com hardware high-end e se parece exatamente com o que você espera de um produto Apple: botão de Home na parte inferior frontal, câmera proeminente na traseira etc. O iPhone X, por sua vez, representa o lado mais aventureiro da empresa da maçã. O 8 Plus não é exatamente um modelo compacto, mas se encaixa bem nas mãos.
AndroidPIT iPhone 8 Plus vs Samsung Galaxy Note 8 3363
O Note 8 também é um modelo com design clássico da Samsung, representado o que existe de mais moderno no portfólio da marca. O meu modelo é o de cor preta e se parece mais discreto e monocromático quando comparado ao iPhone 8 Plus. O Note é maior e fica um pouco mais desconfortável nas mãos, ao menos nas minhas mãos. É claro que existem pontos positivos no design do produto que contribuem para uma experiência melhor, como o botão Home incorporado a tela.
AndroidPIT iPhone 8 Plus vs Samsung Galaxy Note 8 3372
O iPhone 8 Plus tem um botão simulado pelo Taptic Engine, da Apple, e numa comparação direta ele acaba não sendo tão prático para o uso do sistema. Em termos de ergonomia, a medalha fica com o iPhone 8 Plus, apesar do modelo ser mais pesado. 
Tela
Chegamos ao ponto em que o Note 8 mostra toda sua grandeza. O modelo tem um painel de 6,3 polegadas, enquanto o iPhone 8 Plus tem 5,5 polegadas. O tamanho do Note 8 não condiz com sua proporção de tela, principalmente se levarmos outros modelos com 6 polegadas de tela em consideração. Temos a resolução Full HD no modelo da Apple e 2K (2960 x 1440 pixels) no Note 8.
AndroidPIT iPhone 8 Plus vs Samsung Galaxy Note 8 3353
É claro que a tela Super AMOLED eleva a experiência de uso e multimídia para outro patamar. Em algumas telas, principalmente as mais claras, nota-se uma leve distorção de cores nas bordas curvadas do Note 8, mas não é nada que prejudique a experiência de uso. O iPhone 8 Plus entrega uma tela menos vívida, mas com cores legais, brilho e contraste bem regulados em sua tela Retina HD de 1920x1080 pixels. A qualidade do painel é boa, mas longe de ser excepcional. 
Características especiais
As características especiais são o ponto forte de todos os produtos, principalmente entre smartphones que rodam com sistemas diferentes. Um dos grandes diferenciais do 8 Plus é o suporte do iOS 11 ao ARKit, plataforma de realidade aumentada da Apple. No momento, ela está dando seus primeiros passos, mas pode se tornar mais séria com o futuro. A App Store oferece vários apps de RA que proporcionam experiências bem interessantes e, por sinal, são mais empolgantes do que as oferecidas pelo Android.
AndroidPIT iPhone 8 Plus vs Samsung Galaxy Note 8 3348
A estrela do Note 8 é sua caneta S-Pen. Devo admitir que no começo eu era cético sobre seu funcionamento, mas depois acabei abraçando o acessório. É ótima para desenhar, escrever notas rápidas e, para minha supresa, contribui para uma digitação mais rápida. Isso, claro, sem mencionar os recursos mais duvidosos, como a opção de criar GIFs. A vantagem adicional da S-Pen é: manter a tela livre de marcas de dedo por mais tempo.
Ah, falando sobre impressões digitais, devo mencionar que o Note 8 conta com três opções de segurança e desbloqueio do dispositivo: escaneamento de íris, biometria e reconhecimento facial. O iPhone 8 Plus aposta apenas na boa e velha biometria. Na prática, nenhum deles se mostrou mais seguro ou usual, entra não tenho como dar essa vantagem apenas para o Note 8 pela variedade de alternativas.
AndroidPIT iPhone 8 Plus vs Samsung Galaxy Note 8 3322
Por último, temos a Siri, que não é a melhor assistente virtual do mercado, mas faz um trabalho melhor que a Bixby. A Siri é mais natural, mais ágil e prestativa. É claro que o Google Assistente dá um banho nesses dois.
Câmera
Ambos os telefones apresentam grandes câmeras, com pontos fortes e fracos. Os resultados são bem parecidos e ambas as marcas embarcaram dois sensores na traseira de seus aparelhos. O Note 8 sai na frente por trabalhar melhor em situações de pouca luz, fotos em movimento e focagem mais rápida. O iPhone 8, por sua vez, entrega um desempenho maior em gama dinâmica e exposição mais precisa para rostos (selfies ou modo retrato). Além disso, o Apple entrega melhores vídeos.
AndroidPIT iPhone 8 Plus vs Samsung Galaxy Note 8 3376
Bateria
A bateria do iPhone 8 Plus é ainda menor que a do iPhone 7 Plus, com apenas 2.675 mAh. Apesar disso, devido ao software mais integrado e otimizado com o hardware, o consumo de energia é bastante controlado mesmo quando em alto desempenho. 
Já a Samsung precisou ser mais cautelosa com o tamanho e a capacidade da bateria do Note 8, após o fiasco do Note 7. Temos 3.300 mAh que oferecem energia para um dia completo de uso. A Samsung oferece carregamento rápido com e sem fio, o que pode sim contar como vantagem frente ao iPhone 8 Plus, que entrega recarga sem fio só que em velocidade normal. São necessárias até duas horas para obter 60% de bateria no iPhone, enquanto que nesse tempo o Note 8 está completamente carregado.
Conclusão
É uma batalha entre dois competidores de peso e que impressionam em vários sentidos. O Note 8 parece acertar em aspectos que o iPhone 8 Plus falha, e vice-versa. Devo dizer que comecei minha experiência com o iPhone 8 Plus, depois fui passando para o Note 8 por conta da tela, depois veio a usabilidade da S-Pen. Quando me dei por conta já tinha deixado o iPhone de lado. 
AndroidPIT iPhone 8 Plus vs Samsung Galaxy Note 8 3396
O iPhone 8 Plus não é um modelo ruim, de forma alguma, mas é completamente previsível. Apesar de ser o modelo mais recente da empresa da maçã, ele não nos dá aquela sensação de "uau" que esperamos quando investimentos alto num smartphone.A escolha pelo iPhone fica sempre ligada ao sistema, a forma como opera e seus recursos simples e redondos. Já com o Note 8, tenho mais detalhes e coisas a revelar em torno de sua experiência de uso, incluíndo software e hardware também.

Nenhum comentário